fabamaq logo
recrutadora de it como ter sucesso numa entrevista para uma empresa tecnologica
Partilhar

5 dicas para ter sucesso nos processos de entrevistas e recrutamento da Fabamaq

Quando falamos de um processo de recrutamento, o momento da primeira entrevista é uma das etapas mais importantes e decisivas no processo seletivo de um candidato. Neste artigo, a nossa Gamer Sandra Oliveira, People Business Partner na Fabamaq, partilha connosco algumas dicas para teres sucesso nas entrevistas de emprego.

A primeira entrevista na Fabamaq é o primeiro contacto efetivo entre candidatos, empresa e as pessoas que, de uma forma presencial ou virtual, abrem as portas para o universo Gamer. Continua a ler para descobrires como podes preparar-te para esta nova fase da tua carreira!


Como abraçar as entrevistas com preparação e tranquilidade

Queremos dar-te dicas para te sentires o mais fiel possível ao que és diariamente e que, nesse espaço temporal, consigas demonstrar a tua personalidade, o teu background, o que esperas da Fabamaq e o valor que tencionas entregar caso passes de candidato a Gamer. Abaixo podes encontrar algumas recomendações!


1. Preparação antes da entrevista: como estar sereno num primeiro contacto

Antes de te candidatares a alguma vaga de emprego, procura perceber o core business da empresa, bem como a Missão, a Visão e os Valores que a caracterizam. Estas são informações que vão demonstrar que conheces bem a empresa para a qual te estás a candidatar, e os recrutadores vão apreciar esse interesse.

Depois, se conheceres alguém que já tenha sido colaborador ou esteja atualmente na empresa, tenta descobrir mais sobre a organização. Será muito importante fazer essa pesquisa previamente para te preparares o melhor possível, causares uma boa impressão, e conseguires responder a eventuais perguntas ou cenários que te coloquem numa primeira conversa. 


2. Como manter a calma e reduzir a ansiedade no dia da entrevista

Outra dica que te oferecemos é tentares reduzir ao máximo o teu nível de stress no dia da entrevista, prevenindo todos os cenários de tensão que possam suceder, por exemplo:

  • Se a entrevista for presencial, garante que chegas a tempo. Problemas como o trânsito, lugares para estacionamento ou até mesmo os imprevistos diários não devem ser motivos para causar nervosismo;
  • Se a entrevista for remota, testa o som e imagem previamente. Utiliza backgrounds de vídeo chamadas neutros, sem grande ruído visual, e escolhe um espaço pouco movimentado e sem barulho.


3. Pratica a tua comunicação verbal e não verbal

Não te esqueças que a comunicação é extremamente relevante para demonstrares a forma como te relacionas com os outros. Importa notares que a tua performance na entrevista vai ser avaliada por um elemento de People que irá analisar como estruturas o teu raciocínio, o teu sentido crítico ou até mesmo a tua forma de resolução de problemas.


it recruiter working at the computer at a software house preparing for interview

Ter uma mentalidade de trabalho em equipa é valorizado pelos recrutadores e pode ser um fator de seleção quando se trata de fazer uma proposta de emprego a um candidato na área de TI.


Prepara-te para possíveis casos práticos, situações reais que já tenhas vivido e que vão ser solicitadas para o momento da entrevista. Muitas vezes não basta o teu conhecimento técnico, a forma como te expressas ou interages com os outros e as tuas soft-skills vão ser avaliadas também de forma a haver um bom ambiente de trabalho.

4. Sê curioso nas entrevistas. Faz perguntas!

Em qualquer entrevista que faças, algumas perguntas são quase sempre feitas pelo recrutador, por isso pensa bem nas respostas que queres dar para não seres apanhado de surpresa. Alguns exemplos:

  • Qual a tua expectativa salarial para a vaga a que te estás a candidatar?
  • Qual a tua disponibilidade para abraçares o novo desafio?
  • O que esperas encontrar numa empresa tecnológica como a Fabamaq?
  • Segundo o teu histórico profissional, como tencionas contribuir para a empresa?
  • e muito mais.

No entanto, uma entrevista na Fabamaq tem o ambiente de uma conversa normal e bilateral. Como tal, aproveita este momento para questionares e não termines a conversa com dúvidas que ficaram por ser levantadas. Exemplos de questões a fazer:

  • Como é a cultura e o ambiente da empresa?
  • Quantas pessoas compõem a minha equipa e o que fazem?
  • Que outros perks oferece a empresa?
  • Qual é o regime de trabalho praticado pela empresa?
  • Quais as possibilidades de progressão na carreira?
  • Que iniciativas a empresa promove internamente?
  • entre outras.

5. Treina a componente técnica para a posição a que te estás a candidatar

Caso a vaga tenha uma componente técnica, serás alertado para essa modalidade antes da entrevista. Desta forma, revê o teu conhecimento na área, já que os hiring managers da equipa para a qual te estás a candidatar vão muito provavelmente rever um exercício que tenhas realizado ou fazê-lo em tempo real.


Não tentes utilizar este tempo da entrevista para espelhar atitudes que não são tuas ou a omitir informações. Será muito importante seres claro, transparente e verdadeiro. Nunca te esqueças, o compromisso com a empresa começa agora.

Após a entrevista, a equipa de People da Fabamaq dá-te os próximos passos sobre o processo e, no final, a maior e melhor dica que te podemos dar é... sê tu mesmo.

Boa sorte e até já!

Artigo escrito pela Gamer Sandra Oliveira, People Business Partner na Fabamaq


À procura de um jackpot de carreira? Junta-te à Fabamaq agora

A Fabamaq tem inúmeras vagas de emprego em IT em diferentes áreas de operação. Se a tua experiência está no desenvolvimento de jogos, há muitas oportunidades a explorar. Não percas o que pode ser o jackpot da tua carreira!

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?