fabamaq logo
post
Share

Update Scrum Guide: O que muda e o que sai!




O Scrum Guide é o guia que orienta o uso da framework Scrum. Este documento completa 25 anos em 2020 e foi atualizado no passado dia 18 de novembro, sendo que dessa mudança resultaram várias entradas e saídas no documento. Na Fabamaq, tal como acontece em várias empresas tecnológicas, aplicamos esta framework diariamente e, por isso, ficamos atentos ao que mudou. A nossa equipa de Project Management decidiu então destacar o que muda e o que sai no documento depois destas alterações:


10 MUDANÇAS NO SCRUM GUIDE


1 - O Scrum é assumidamente um processo de Lean Thinking.

2 - A Scrum Team é uma equipa só. Deixa de existir a Development Team, passando a Scrum Team a incluir Development + Scrum Master + Product Owner (lembrando que development são todos os elementos que entregam melhorias ao produto).

3 – As figuras de Product Owner e Scrum Master podem participar na daily. Contudo, eles devem falar apenas se estiverem a realizar algo para a entrega.

4 - A palavra "estimate" deixa de ser utilizada passando a utilizar-se a palavra "size".

5 – Passamos de dois tópicos da Sprint Planning (“What”e “How”) para uma estrutura com três tópicos:

  • Why: porque é que a Sprint Planning gera valor? O Sprint Goal.

  • What: o que vamos fazer para atingir esse Sprint Goal?

  • How: a equipa colabora na construção de um plano, colocando até a “mão na massa” para construir as Issues por exemplo.

6 - Product Goal: tem como propósito esclarecer a equipa sobre o que estão a entregar - “O grande objetivo". Assim, o conjunto dos sprint goals, no final, compõe o Product Goal. Esta atualização, segundo Ken Schwaber e Jeff Sutherland, visa tirar a “neblina” para a equipa tática e de ação sobre o que a gestão da empresa pretende do produto.

7- Compromissos dos artefactos: Product Backlog, Sprint Backlog e Incremento. Cada um dos artefactos tem que estar amarrado ao seu compromisso final, isto quer dizer que um Product Backlog deve tornar-se num Product Goal, um Sprint Backlog deve tornar-se num Sprint Goal e um incremento deve tornar-se num Definition of Done (DoD). Seguindo esta lógica, também vários DoD formam um Sprint Goal e vários Sprints Goals juntos entregam um Product Goal.

8 - O Self-Organizing perde o protagonismo para o Self-Managing. Antes a equipa decidia “quem” e “como” o Sprint Backlog seria trabalhado. Agora o guia sugere que a equipa decida quem fará, como fará e o que fará, mantendo o compromisso com o Product Goal.

9 - Toda a Scrum Team é responsável pelo incremento. O compromisso é igual para todos.

10 - O Scrum Master é esclarecidamente responsável pela eficácia da equipa.



O QUE É QUE O SCRUM GUIDE NÃO CONTEMPLA?


1 – Termos de desenvolvimento como, por exemplo, processos de deploy e este tipo de vocabulário. Com isto pretende-se universalizar a utilização da framework.

2 - As três perguntas da daily - "O que fizeste?”, “O que vais fazer?” e “Tens algum impedimento?” -  já eram apenas uma sugestão. Agora esta sugestão sai de cena para que cada equipa execute a daily como entender melhor, sendo ela uma cerimónia de alinhamento diário.

3 - A obrigatoriedade dos atributos do Product Backlog - descrição, ordem, valor e estimativa. Esta atualização visa também universalizar a utilização do Scrum, favorecendo a utilização da framework em produtos que não são software.

4 - A limitação do tamanho da equipa entre entre três e nove elementos de dev. O guia deixa a sugestão de que a equipa tenha 10 ou menos elementos, mas deixa de existir uma limitação. 



CONCLUSÕES


A atualização veio flexibilizar e resumir mais o Scrum Guide. O livro passou de 20 para 13 páginas, alteração que tem todo o sentido no seguimento da filosofia da própria framework. Não houve nenhuma quebra de paradigma, nem nada que exija que a nossa rotina sofra grandes alterações. O tom global destas alterações é um tom de bom senso e amadurecimento.
 
A Fabamaq é uma empresa tecnológica sediada no Porto que desenvolve jogos de casino para todo o mundo há mais de 10 anos.
Para saberes mais sobre a nossa cultura da acede aqui. 

 

Grab a career jackpot and give your life a spin!

Ready to join the game?