fabamaq logo
post
Share

SWitCH () - Porto Tech Hub

É o nome de um programa de requalificação criado para colmatar a falta de profissionais nas áreas das Tecnologias da Informação. Trata-se de um curso organizado pela Porto Tech Hub, a associação empresarial responsável pelo evento que aconteceu no fim de maio na Alfândega do Porto, e pelo ISEP.
 
O que o SWITCH faz é pegar em licenciados de áreas diversas e integrá-los na área das TI, através de formação especializada de 9 meses de duração (Pós-Graduação em Desenvolvimento de Software - 60 ECTS) que culmina num estágio remunerado para garantir a inserção efetiva no mercado de trabalho. Assim, uma pessoa licenciada, por exemplo, em Arqueologia, consegue adquirir as competências necessárias para ser reintegrada na área das TI, em muito pouco tempo.
 
Está a decorrer agora a 1ª fase de inscrições, até ao dia 9 de julho, sendo que a 2ª fase terá lugar de 14 de agosto a 18 de setembro. Existem 60 vagas a preencher num curso que tem um formato único em Portugal - combina Project-Based Learning com metodologias de desenvolvimento ágil (scrum) - e conta com profissionais das empresas da PTH. 

Para fazer a candidatura, basta seguir o site: https://www.portotechhub.com/switch/
 

O nosso gamer Luís Conceição participou neste programa com o workshop "Full-stack development of a server based game". Aqui, apresentou os vários elementos desenvolvidos pela FMQ e a forma como eles se conectam para o utilizador conseguir jogar. Desde a matemática, integração com lógica de servidor, comunicação com o cliente e o design gráfico e sonoro. No fim houve uma demonstração de um pequeno jogo utilizando as tecnologias apresentadas, e houve direito a prémios para os vencedores.
 
A FMQ vai receber 4 estagiários deste programa, já em setembro.
 

Grab a career jackpot and give your life a spin!

Ready to join the game?