fabamaq logo
post
Partilhar

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é possível: 5 dicas dos nossos Gamers

Encontrar o equilíbrio certo entre o emprego e os estudos pode parecer difícil. Se procuras melhorar as tuas competências enquanto trabalhas num ritmo acelerado, a Fabamaq tratou de tudo neste artigo. Continua a ler para aprenderes como os nossos Gamers Denis Vieira e Afonso Martins encontraram este equilíbrio.

Se és estudante e queres encontrar um emprego para cobrir as tuas despesas ou se trabalhas atualmente numa empresa mas desejas expandir os teus conhecimentos, a autodisciplina e a dedicação são dois fatores indispensáveis nesta jornada. Não te preocupes, é totalmente possível teres o melhor de dois mundos e ainda assim teres vida pessoal – vamos perceber como!

Como equilibrar trabalho e estudos evitando o burnout



Gerir um emprego full-time e ainda ir para a universidade pode parecer bastante assustador. No entanto, com a dose certa de priorização, é possível alcançares tudo. Sentámo-nos com os nossos Gamers, que desvendaram os seus truques para equilibrarem o trabalho com os estudos, e ainda garantirem uma boa dose de diversão.

O Gamer Denis Vieira é Software Engineer na equipa de Automation & Delivery da Fabamaq e está na empresa de 2016. Divide o seu tempo entre a área profissional de desenvolvimento de aplicações para o setor dos casinos e o curso de Engenharia Informática no ISEP.
Já o nosso Gamer Afonso Martins escolheu a Fabamaq como primeiro contacto com o mundo empresarial, balançando os seus dias entre o estágio curricular na equipa de Creative Core como Software Engineer e a licenciatura de Engenharia Informática na FEUP. Vejamos os truques que têm na manga.

1. Encontra as tuas paixões



Apostar num interesse particular torna muito mais fácil investir tempo e energia enquanto trabalhas ao mesmo tempo.

O ditado “Trabalha naquilo que gostas e nunca terás de trabalhar um dia na tua vida” pode ter um fundo de verdade. Começares por perceber aquilo que te interessa, quais os temas e assuntos para os quais gravitas mais, pode ser um ponto de partida para que a conciliação da tua vida profissional com algum tipo de formação seja mais fácil de gerir.

O Denis Vieira conta-nos um bom exemplo sobre a compensação de apostarmos naquilo que nos desperta: “O que me levou a trabalhar e estudar ao mesmo tempo foi essencialmente o gosto inexplorado por development. Com um background em multimédia, eu nunca tive formação superior na área de informática e sempre senti que me faltavam bases para perceber como funcionavam as coisas por trás de um computador. Então comecei por aprender sozinho a programar, a explorar novas linguagens, até finalmente estabelecer um objetivo que era tirar o curso de engenharia informática, independentemente de opiniões externas. Era algo que eu queria, por isso fui em frente”.

Conheceres-te a ti próprio e saberes o que te motiva é importante na definição do destino a tomar. O Afonso Martins explica: “Ter uma ideia concreta das áreas para as quais eu tinha aptidão, como as engenharias, os aviões, a aeronáutica e a informática ajudou-me a fazer um filtro entre o leque de hipóteses disponíveis em termos de formação superior. Perceber o que fazia sentido para mim, onde me via a trabalhar, que tipo de emprego queria... tudo isso ajudou a definir o meu caminho”.

2. Define os teus objetivos e procura as ferramentas corretas



Fazer uma lista de todos os passos a dar para alcançar os seus objetivos permite-te um maior foco.

Com os teus gostos e interesses definidos, é tempo de começares a pensar nos objetivos a que te comprometes atingir se optares por conciliar um emprego com os estudos. Desejas mudar de área profissional e estrear-te num emprego novo? Ou queres expandir os teus conhecimentos técnicos para te tornares num especialista na tua profissão? Tudo depende da visão que queres para a tua carreira.

É natural que no início te sintas confuso face às imensas opções que existem, pelo que uma pesquisa minuciosa antes de optares por este curso ou aquele é sempre recomendada. “No setor da tecnologia, seres autodidata permite-te chegar muito longe. Temos muita informação disponível gratuitamente na internet e em diversos formatos desde pequenos tutoriais a cursos completos. Além disso, temos diversas comunidades e eventos em Portugal focados em várias áreas da programação, como as Game Jams para a área de desenvolvimento de jogos”, realça o Denis.

Para quem se quer estrear na área de desenvolvimento de jogos, o Afonso reforça que começar a praticar o quanto antes é uma vantagem para qualquer futuro programador: “Aprender Python, JavaScript, C++ e Rust é um bom ponto de partida. Dominar o Git é muito útil, assim como explorar fóruns de discussão como o Stack Overflow, pedir recomendações a amigos ou conhecidos de formações e certificados a frequentar. A procura por oportunidades de estágio em sites de emprego ou a visualização de tutoriais no Youtube ajuda-nos também a evoluir rapidamente”.

3. Planeia uma rotina de trabalho e de estudo



Ser organizado com prazos e tarefas importantes ajuda-te a estabelecer prioridades entre o trabalho e os estudos.


Após teres escolhido a opção de formação que faz mais sentido para ti, é essencial que encontres um equilíbrio entre as horas que passas a trabalhar e o tempo que dispões para estudar.

O planeamento assume um “papel fundamental na gestão do tempo e esforço, bem como na priorização de tasks. Assim, estabelecer um calendário com as datas importantes de avaliações e testes, entregas de trabalhos para a faculdade ou de releases no trabalho, e mantermo-nos fiéis a ele permite-nos medir o esforço face às tarefas”, defende o Afonso.

Já o Denis reforça que “a compreensão e a flexibilidade por parte da empresa é também importante na gestão do tempo e das prioridades, já que o trabalho híbrido encurta os tempos despendidos nas viagens entre o trabalho e a faculdade e dá-nos uma motivação extra para termos um aproveitamento melhor, tanto no contexto laboral como no contexto educativo”.


4. Pede ajuda sempre que necessário



Pedir orientação torna este jornada de trabalhar e estudar ao mesmo tempo muito mais fácil de gerir.

Quando os problemas de gestão de tempo ou da complexidade dos projetos surgem, é compreensível que te sintas cansado ou até frustrado. “O dia tem apenas 24 horas e mesmo que tentes não consegues fazer tudo sozinho, pelo que evita trabalhar até à exaustão”, aconselha o Denis.

O burnout é um problema real e os riscos psicossociais que advêm de trabalhar de forma excessiva são notórios não só nas tuas relações interpessoais, como também na tua eficiência e produtividade. No entanto, existem formas de pedir orientação e ferramentas de inteligência artificial que podes usar para maximizar o teu tempo sem afetares a tua saúde mental.

“Pedir ajuda é fundamental na comunidade de development, e as pessoas estão muito dispostas a apoiar-nos quando precisamos. Não há receio de ensinar ou dar inputs. Mesmo em fóruns de discussão já tive ajuda de developers da Suécia e isso é fantástico, pois mostra-nos que a informação está ao alcance de todos”, explica o Afonso.

5. Reserva algum tempo para o desenvolvimento pessoal



Sentes que não estás a render tanto como gostarias? A inspiração falha-te e a motivação é escassa? Estás confuso quanto ao que estás a fazer e por que o estás a fazer? Então provavelmente não estás a conseguir estabelecer limites entre o teu trabalho, os estudos e a tua vida pessoal. O work-life balance é crucial para te sentires bem física e mentalmente. Planifica o teu mês de forma a que possas reservar momentos para seguires os teus projetos pessoais, para trabalhares no teu desenvolvimento pessoal, para praticares os teus hobbies, mas também para estares com quem te traz aquele boost de energia diária.

Não te esqueças...

Escolher estudar enquanto se trabalha pode ser difícil, mas lembra-te sempre de cuidar de ti primeiro antes de agarrares esta aventura. Apostar no teu desenvolvimento profissional depende exclusivamente de ti, por isso aproveita a jornada ao máximo!

Sobre a Fabamaq

Com mais de 200 Gamers até ao momento, a Fabamaq tem vagas em aberto para várias áreas da sua operação. Da matemática a game development, passando pela gestão de projetos, quality assurance e desenvolvimento de software, há várias  vagas de emprego para explorar para aqueles que procuram agarrar o jackpot da sua carreira.

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?