fabamaq logo
post
Partilhar

Como gerir riscos psicossociais no trabalho?

Burnout, stress, saúde mental... quantas vezes por dia ouves estas palavras? Apostar na mitigação destes problemas, que surgem a partir dos riscos psicossociais, tem sido uma aposta das empresas. Neste segundo artigo, mostramos-te as medidas que a Fabamaq tem aplicado na prevenção destes desafios!
 

Descobre como prevenir e evitar os riscos psicossociais em contexto laboral

O investimento na sustentabilidade emocional dos colaboradores tem sido um desafio para muitas organizações, num momento em que o alerta para os efeitos dos riscos psicossociais abre portas a uma maior consciencialização da saúde mental em contexto empresarial. Mas o que são os riscos psicossociais? 

Entender os riscos psicossociais nas empresas

Os riscos psicossociais derivam de interações ou contextos sociais adversos, que podem ocorrer em contexto laboral e provocar sentimentos de descontentamento, perturbação e infelicidade. Para saberes mais sobre o que são os riscos psicossociais e como os detetar, podes ler a primeira parte dos artigos que dedicamos a este tema.

Ao longo do tempo, os estímulos negativos que surgem com problemas no trabalho ou com a má comunicação entre equipas podem tornar-se uma verdadeira bola de neve. Fazer com que o público-interno se sinta motivado, ouvido e realizado no exercício das suas funções é essencial, pelo que existem técnicas que podem ajudar a gerir estas contrariedades. 
 

Guia passo a passo para evitar os riscos psicossociais

Na Fabamaq foi implementado um conjunto de medidas que permitem apurar os principais constrangimentos sentidos pelos nossos Gamers e arranjar, através do contributo das suas equipas, soluções que vão ao encontro das suas preocupações.
 
Apesar de ser um processo que requer aperfeiçoamento contínuo, contamos-te os 4 passos levados a cabo na Fabamaq para lidar com os riscos psicossociais na nossa realidade.

1º passo: Questionários aprofundados

Não é por acaso que uma das palavras do momento é... feedback! Apurar as perspetivas dos colaboradores acerca do seu próprio trabalho, dos processos de organização, da gestão das equipas ou até da comunicação entre chefias e colaboradores é extremamente benéfico para as organizações.

Realizar questionários aprofundados aos colaboradores deve ser o primeiro passo a tomar. Os inquéritos difundidos na Fabamaq inspiraram-se no COPSOQ II, tendo curta duração e usando escalas numéricas e qualitativas. Nestes questionários constam perguntas como: 

- Como avalias o teu nível de stress diário nas funções que desempenhas?
- Como avalias a tua carga de trabalho diária?
- Sentes que o teu trabalho é reconhecido e apreciado pela tua chefia?
- Existe um bom ambiente de trabalho entre ti e os teus colegas?
- Sentes que estás integrado na equipa?
- O teu trabalho tem significado para ti?
- Sentes que o teu trabalho é importante para a organização?
- Participas nas escolhas das pessoas com quem trabalhas?
- Podes influenciar a quantidade de trabalho que te compete?
- És capaz de resolver problemas, se tentares o suficiente?
- Entre outros exemplos...

Identificar as áreas de ação prioritária, tendo em conta a recolha de informação transmitida pelos colaboradores com estes inquéritos, foi o ponto de partida para encontrar ações de implementação para mitigar estes problemas no futuro.
 

2º passo: Apresentação dos resultados 

Os People Partners da Fabamaq analisaram, posteriormente, os dados recebidos na primeira fase. O objetivo desta análise cuidada da informação foi identificar problemas passíveis de causar sintomas como o síndrome de burnout, insatisfação ou stress emocional no público-interno.

A aliança entre a equipa responsável pela Gestão das Pessoas e a responsável de Medicina do Trabalho da Fabamaq foi também importante nesta etapa. O trabalho conjunto destes dois agentes permitiu estudar e interpretar os dados recolhidos do grupo de colaboradores a especialistas de saúde física e mental, facilitando a criação de diagnósticos e soluções práticas úteis.

Depois do diagnóstico, veio a comunicação. A Fabamaq organizou uma Knowledge Sharing com o propósito de difundir os resultados dos inquéritos numa sessão de partilha com os colaboradores, fomentando a transparência na comunicação dos dados e reforçando a sensibilização das equipas.
 

3º passo: Focus Groups

No terceiro passo desta jornada, a Fabamaq dinamizou um Focus Group com 45 minutos de duração, que contou com a participação de 15 Gamers de áreas do negócio diferentes e a médica do trabalho. A recolha de sugestões de melhoria para mitigar os efeitos dos riscos psicossociais encontrados serviu de base para a motivação da iniciativa.

Após a realização das dinâmicas informais entre os Gamers participantes, foram partilhadas 45 recomendações para melhorar o workflow e aspetos ligados às dimensões de Burnout, Stress, Exigências Cognitivas, Influência no Trabalho, Previsibilidade do Trabalho, Saúde Geral, Conflito trabalho/família e Problemas de Sono.

4º passo: Aplicação de soluções

A partir das recomendações sugeridas, foram agilizadas algumas ações no imediato que permitiram resolver problemas identificados. Adicionalmente foram estruturados planos de ação para outros pontos de intervenção de maior envergadura. Receber as opiniões dos nossos Gamers foi, por isso, fundamental para estabelecer prioridades na definição de estratégias que permitirão aumentar o bem-estar e trazer mais qualidade de trabalho na Fabamaq.

Porém, o trabalho de prevenção e intervenção ligado aos riscos psicosociais é um processo de melhoria contínua em que qualquer organização deve continuar a testar e aprimorar. 

Não há ciências exatas na gestão de pessoas, daí a necessidade de que todas as ações que possam resultar em melhoria serem testadas, aperfeiçoadas e redefinidas de forma a excederem as expectativas dos colaboradores. Tiago Gomes, People Partner da Fabamaq, complementa esta ideia: “Este desafio tem sido continuamente aprimorado e temos ainda muitas estratégias por aplicar no futuro. Ideias não faltam.”

À procura de emprego? A Fabamaq está a recrutar novos Gamers

Em 2021, a Fabamaq foi premiada com o 1º lugar nos Healthy Workplaces na categoria de Médias Empresas. Segundo Luís Silva, Head of People, Interaction & Brand na Fabamaq, a aplicação de todos o passos acima levou a “um maior envolvimento em processos de sugestões de melhoria interna (...) e noutros métodos de recolha de feedback, um indicador que demonstra que os colaboradores se sentem integrados e ouvidos, e que querem fazer parte da mudança”.

Com mais de 220 Gamers na sua equipa, a Fabamaq tem vagas em aberto para várias áreas da sua operação. Da matemática à área de game development, passando pela gestão de projetos, data science e desenvolvimento de software, há várias vagas de emprego para explorar. Não deixes escapar aquele que pode ser o jackpot da tua carreira!

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?