fabamaq logo
Guia para te tornares um Game Developer
Partilhar

O Guia para te tornares um Game Developer em 10 passos

Alguma vez te perguntaste qual a melhor forma para te tornares um Game Developer? Neste artigo, desvendamos 10 passos que podes considerar para te destacares no setor como um verdadeiro Gamer.

Se gostas de jogos e programação, a carreira de Game Development pode ser adequada para ti. Paixão, criatividade e pensamento fora da caixa são alguns dos ingredientes necessários para ter sucesso na área. Descobre tudo!


O que é o Game Development?

A criação de um jogo é conhecida como Game Development. Na Fabamaq, a Software-House de jogos de casino sediada no Porto, geralmente envolve a participação de programadores, software testers, designers, artistas, project managers, product managers e outros.


Guia para te tornares um bom Game Developer

Se o lado da programação de jogos te interessa, aqui estão algumas dicas que te podem ajudar a crescer no mundo do desenvolvimento de jogos:


1. Aposta na tua formação

Se desejas seguir uma carreira na área de tecnologia ou gaming, considera a frequência de alguma formação tech. Não só acrescenta credibilidade ao teu background, como também te pode ajudar a ser selecionado para ofertas de emprego.


Começares pela tua formação vai-te ajudar a singrar no mundo do Game Development.


Procurar uma licenciatura, mestrado ou pós-graduação relacionada com Engenharia, Programação, Ciências de Computadores, Sistemas de Informação, Matemática ou áreas similares pode ser o caminho mais fácil para entrar no mundo da tecnologia.


2. Alarga o teu conhecimento em programação

O mundo da informática é vasto, mas se queres ser um Game Developer precisas de aprender o básico. Aprende as linguagens de programação mais usadas, como Python, C++, JavaScript, Lua, OpenGL, frameworks como SFML ou motores de jogos como Godot, Unity ou Unreal.


Existem inúmeros softwares de programação que podes aprender para fazer um boost às tuas skills.


Entender os fundamentos da programação é o primeiro passo para te familiarizares com o setor. Depois disso vais-te sentir motivado para descobrir novos programas, plataformas e opções de software que podem impulsionar as tuas skills no desenvolvimento de jogos.


3. Tira cursos online e obtém certificações digitais

Se ainda sentes que te faltam algumas peças-chave para dominar o mundo do Game Development, considera obter uma formação complementar.

Cursos online e certificações digitais podem ajudar-te no mundo do recrutamento. Se jogares essa cartada extra, poderás vir a corresponder mais acertadamente aos requisitos de oferta de emprego, pois já possuis o conhecimento ou experiência desejados pelos recrutadores.


4. Começa por trabalhar em projetos pessoais

Se desejas ganhar mais experiência em desenvolvimento de jogos, trabalhar em projetos pessoais é o caminho certo a percorrer - podes saber mais sobre como iniciar um projeto de gaming neste artigo.


Escolhe um projeto que te apaixona e em breve vais melhorar o teu conhecimento neste campo.


Começar com um projeto adequado ao teu nível de habilidade é sempre recomendado, pois podes concentrar-te nos pontos de melhoria, aprender com os teus erros e testar o teu código até atingires um nível mais avançado que te permita dominar em tarefas mais complexas.


5. Itera e aperfeiçoa os teus projetos de gaming

Já sabes o que diz o ditado: a prática leva à perfeição. No desenvolvimento de jogos não é diferente. Uma preparação consistente pode ajudar-te a seres melhor no que fazes, por isso, reserva algum tempo todos os dias ou todas as semanas para te dedicares a esta área e vais notar algum progresso.

No universo tecnológico, as coisas estão sempre a mudar, a atualizar-se e a melhorar. O mesmo se aplica aos teus projetos de jogos. Faz testes com frequência, obtém feedback e aperfeiçoa os teus jogos com base nas informações recebidas. O processo iterativo é crucial para criares experiências de jogo agradáveis e envolventes.


6. Aprende computação gráfica

Depois de aprenderes as noções básicas sobre o mundo da programação, podes considerar saber mais sobre computação gráfica, pois esta desempenha um papel vital no trabalho de um programador de jogos, servindo de base visual sobre a qual são construídas experiências de jogo imersivas e cativantes.

A computação gráfica não só engloba a criação, manipulação e renderização de imagens e animações digitais que dão vida aos mundos virtuais, como também é uma ferramenta poderosa que permite aos programadores envolver os jogadores, evocar emoções e criar mundos virtuais imersivos que ultrapassam os limites da imaginação.


7. Analisa os teus jogos favoritos

Qual é o teu jogo favorito alguma vez criado? Já tens um nome em mente? Ótimo! Agora tenta desconstruir esse jogo. Este exercício pode ser extremamente útil para compreender o que funcionou no produto.

Examina a sua mecânica, o design dos níveis e a experiência geral de jogo. Compreender os jogos de sucesso pode ajudar-te a perceber o que funciona e o que não funciona.


8. Liga-te e interage com comunidades de programadores de jogos

Ser autodidata é uma capacidade incrível, já que a maioria das empresas valoriza o teu esforço em perseguires os teus interesses e não te acomodares. No entanto, juntares-te a outras pessoas que são tão apaixonadas como tu pode ser benéfico para desenvolveres as tuas competências.

Entrar em comunidades de Game Development é importante para partilhar conhecimento e aprender com outras pessoas.


Procura grupos de Game Development, participa em eventos ou meet-ups locais, como por exemplo a Invictvs Game Jam da Fabamaq, e discute questões ou dúvidas em fóruns digitais. Se partilhares os teus conhecimentos e pedires ajuda, podem acontecer coisas extraordinárias.


9. Cria um portefólio de Game Development

Conseguiste a tua primeira entrevista na área de Game Development? Não entres em pânico. Aqui fica uma pequena dica: começa por criar um portefólio dos teus projetos de desenvolvimento de jogos, mesmo que sejam pequenos.

Isto permite aos recrutadores compreenderem melhor aquilo em que tu és bom e a tua criatividade. Ter um portefólio não só demonstra as tuas capacidades a potenciais empregadores e clientes, como também pode servir para registar o teu progresso enquanto programador de jogos.


10. Nunca pares de aprender!

O desenvolvimento de jogos é um mundo dinâmico, pelo que a aprendizagem contínua é fundamental. Explora novas técnicas, experimenta diferentes plataformas e desafia-te com vários projetos. Se continuares curioso, procurares recursos e esforçares-te sempre por melhorares as tuas competências, a sorte vai estar do teu lado.


Também podes gostar:


À procura de um emprego tech? Junta-te à Fabamaq

Com mais de 220 Gamers até ao momento, a Fabamaq tem várias oportunidades de emprego IT em aberto para diferentes áreas da sua operação. Da matemática ao desenvolvimento de jogos, passando pela gestão de projetos e o desenvolvimento de software há vários desafios profissionais para explorares. Não percas aquele que pode ser o jackpot da tua carreira!

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?