fabamaq logo
post
Partilhar

Há 4 novidades na gestão de pessoas da FMQ



O acompanhamento psicológico, o apoio à educação dos filhos dos colaboradores, a partilha de informação legal e o desenvolvimento pessoal são os objetivos dos 4 mais recentes programas de gestão de pessoas da Fabamaq. O “Therapeutic Reinforcement”, “Net Support”, “Law Info” e “Grow with Coaching” nasceram para ajudar os nossos Gamers a encontrarem um maior equilíbrio na gestão das suas vidas pessoais e profissionais neste período de teletrabalho.

A transição da Fabamaq para o regime de teletrabalho trouxe várias mudanças, sendo a gestão de pessoas e das suas emoções um dos maiores desafios. Numa primeira fase, concentrámos esforços na transformação dos programas de gestão de pessoas para um modelo exclusivamente digital. Os programas de Mentoring e Talent development foram, por isso, ajustados para continuarem a cumprir os seus propósitos de desenvolvimento profissional e pessoal. 

Em simultâneo, efetuámos e continuamos a realizar inquéritos semanais para monitorizar a evolução da motivação e da dimensão psicológica dos colaboradores. A partir dos dados recolhidos neste levantamento surgiram então os 4 programas de resposta cobrindo diferentes áreas e necessidades. 

THERAPEUTIC REINFORCEMENT

O controlo da ansiedade e a gestão emocional são as prioridades deste programa de suporte psicológico. A entrada em teletrabalho resultou em diferentes respostas da parte de cada colaborador e este programa procura apoiar casos de difícil adaptação. O “Therapeutic Reinforcement” trabalha com várias fases que preveem a sinalização de perfis, o diagnóstico de dificuldade da pessoa e o desenho de um plano de intervenção. 

No plano de intervenção, o foco é o controlo de ansiedade e a aplicação de mecanismos de coping como resposta adaptativa à situação geradora de stress. O programa é coordenado por um profissional certificado pela Ordem dos Psicólogos em sessões digitais individuais. No final será feito um follow-up para reavaliação de situação e análise de impacto do programa.

NET SUPPORT

Trabalhar a partir de casa é um duplo desafio para muitos dos Gamers da Fabamaq. Ao habitual desafio profissional, estes somam o acompanhamento permanente e atento dos seus filhos. O “Net Support” procura reduzir o impacto desta realidade ao sugerir atividades para os filhos dos colaboradores da empresa, cobrindo diferentes idades e áreas (leitura, cozinha, jogos, desenhos, entre outras). O “Net Support” conta ainda com a colaboração de uma educadora de infância, que semanalmente dá sugestões de atividades e os seus inputs aos colaboradores da empresa.

LAW INFO

A transição para um contexto laboral de teletrabalho vem alterar a forma como as pessoas se relacionam com as empresas e o mundo exterior. O “Law Info” contempla um boletim informativo que pretende manter as pessoas atualizadas sobre temas pertinentes para a sua rotina profissional e pessoal. Além da informação partilhada uma vez por semana (sobre um decreto ou uma lei), o “Law Info” prevê o esclarecimento de outras questões via e-mail.

GROW WITH COACHING

O “Grow with Coaching” tem como foco central o desenvolvimento de competências que permitam ajudar os colaboradores a atingirem os seus objetivos pessoais e profissionais. Aberto a todas as pessoas da empresa, o programa inicia-se com o diálogo e uma relação de confiança entre coach e coachee, a partir do qual se estabelecem objetivos, sonhos e perspetivas a alcançar. 

O “Grow with Coaching” trabalha depois para orientar os coachees para a resolução de problemas, favorecendo o seu autoconhecimento e contribuindo para o aumento de produtividade. A mudança de mindset, a melhoria na gestão de relações interpessoais e o desenvolvimento da autoconfiança são outros propósitos do programa. Ao longo do processo, coach e coachee trabalham com diferentes ferramentas. São exemplos a SWOT Pessoal, o Insight ou a Linha do Tempo.

Com estes 4 programas queremos passar uma mensagem clara de que a preocupação da Fabamaq com o bem-estar das suas pessoas vai além da relação laboral. E a prova disso é que, através destas iniciativas, temos conseguido dar um contributo em áreas extra profissionais da rotina dos nossos Gamers como, por exemplo, o cuidado infantil. Se queres saber mais sobre como desenvolvemos jogos para casinos ou conhecer melhor a nossa cultura acede aqui

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?