fabamaq logo
post
Partilhar

O regresso de "Zésigner"



O dia chegou! Quase quatro meses depois de irmos para teletrabalho, começámos a regressar a casa no passado dia 29 de junho.  Cerca de 30% dos Gamers trabalham agora fisicamente a partir da Fabamaq. O contexto e as circunstâncias mudaram e temos necessidade de reaprender comportamentos e rotinas. 

Vamos fazê-lo de uma forma diferente e acompanhar o resumo do dia de regresso de Zésigner (Gamer fictício criado para este artigo de seu nome José e que é designer).
 

O DIA DO REGRESSO DE ZÉSIGNER


09h00 - Zésigner chegou à empresa com a sua máscara. Entrou, passou os pés pelo tapete desinfetante e desinfetou também as mãos usando o álcool gel disponível na entrada. Em seguida, dirigiu-se para as escadas para subir até ao segundo piso.

09h05 – Foi na subida que se cruzou com um Gamer dizendo o “Bom dia” da praxe e evitando aquele “bacalhau” habitual. Ao chegar ao seu lugar, encontrou o kit de regresso à Fabamaq - viseira, ponteiro, máscaras e desinfetante.

09h10 – O dia de trabalho começou então para Zésigner com a desinfeção do equipamento que trouxe do exterior. Para isso utilizou o pano de fibra disponível na sua mesa.

10h00 – Começou a primeira reunião da manhã. Apesar de parte da equipa estar na empresa, Zésigner e os outros Gamers partilharam planos e desafios para o dia na sua daily matinal através do Skype.

12h00 – Após a pausa matinal, Zésigner sentiu um aperto. Não era a copa, mas sim a casa de banho que chamava por si. A máscara voltou para o rosto e Zésigner foi ao WC do seu piso fazer o que tinha a fazer, higienizando-se e passando o desinfetante posteriormente para regressar à sua mesa.

13h05 – Era hora de almoço e, segundo a escala definida para a utilização da copa principal, Zésigner deveria descer pois este é o horário estabelecido para o seu piso. A máscara voltou então para o rosto, Zésigner levantou-se e desceu as escadas até ao piso 0. Consigo levou a bela da massa bolonhesa cozinhada em casa, mas também a sua caneca e talheres próprios. Depois de aquecer a comida, Zésigner fitou o céu! Foi então que sentiu o chamamento do sol decidindo-se por um almoço de esplanada no pátio exterior. Desinfetou as mãos e sentou-se numa das mesas lá fora a desfrutar da iguaria que o microondas aqueceu.

13h30 – No final da refeição, Zésigner desinfetou o lugar deixando tudo pronto para que alguém pudesse depois utilizar este espaço. O resto do período de almoço foi passado noutra mesa do exterior do piso 0, debaixo do guarda sol, a assitir ao último episódio da sua série favorita.

14h45 – Zésigner fez a segunda reunião do dia depois do almoço. Esta foi presencial, mascarada e distanciada, decorrendo em 15 minutos com o gestor de produto a passar claramente as instruções sobre os pormenores a alterar nos jogos da última linha de bingos.

16h30 – O estômago deu sinais de si novamente! Pedia a Zésigner um lanche a confortar a pausa da tarde. Porém o dia não estava mesmo nada de se deitar fora. Foi então que Zésigner voltou novamente ao piso 0, usou o ponteiro do seu kit para tirar um chocolate e foi para o exterior fazer a fotosíntese da pausa da tarde.

17h00 – Já regressado da pausa da tarde, e depois de concluir mais um asset para um novo jogo, Zésigner participou na Knowledge Sharing organizada pela Fabamaq com a responsável de medicina de trabalho da empresa. Na sessão digital partilhou algumas questões que podes ler nas FAQ disponíveis mais à frente neste artigo.

18h00 – Estava a terminar mais um dia na Fabamaq. Porém, antes de ir embora, Zésigner desinfetou o seu teclado e as superfícies de trabalho e foi cantar os parabéns aos aniversariantes do mês junho no pátio do piso 0. Esta tradição da empresa tem agora a forma do “jogo do lencinho”, com os Gamers distanciados e mascarados numa roda, mas nada impediu a celebração do momento com um bom bolo.

Seguiu-se novamente o gesto mais repetido ao longo do dia, com o esfregar de mãos com desinfetante à mistura. Zésigner dirigiu-se depois para o parque ao lado da empresa para ir buscar o carro e regressar a casa após mais um dia na Fabamaq.

 

DÚVIDAS SOBRE O REGRESSO


Esta imagem foi captada na primeira Knowledge Sharing preventiva realizada com a Dra. Fátima Graça antes do surto de Covid-19. 


No contexto do regresso, organizámos no dia 30 de junho, uma nova sessão digital com a Dra. Fátima Graça, responsável pela Medicina do Trabalho da Fabamaq. Aberta à participação de todos os Gamers, a sessão tinha como objetivo esclarecer todas as dúvidas resultantes destes primeiros dias de regresso ao escritório. 
A sessão foi produtiva e permitiu-nos já introduzir várias melhorias no processo que tinha sido desenhado para o regresso! Abaixo partilhamos várias FAQ com as respetivas respostas, que resultam de todo este processo de aprendizagem contínua.

 

COMO ESTÃO AS EQUIPAS A REGRESSAR AO ESCRITÓRIO?

- Na Fabamaq, os team leaders têm oportunidade de articular com as suas equipas o regresso de 33% das pessoas ao escritório de duas formas:

Modelo espelho - na primeira semana está presente 1/3 da equipa, na segunda semana este grupo é substituído por outro terço e na terceira semana estariam fisicamente na Fabamaq os restantes membros. Este é um modelo rotativo.

Modelo fixo - 1/3 da equipa permanece de forma fixa no escritório enquanto os outros 2/3 trabalham a partir de casa até estarem reunidas as condições para o regresso de todos à empresa.


ORIENTAÇÕES GERAIS NO LOCAL DE TRABALHO

- Cada colaborador deve manter uma distância de, no mínimo, dois metros para outro, se o posto de trabalho for frente a frente ou lado a lado.

- Esta distância pode ser reduzida quando temos disposições que colocam os colaboradores “costas com costas”.

- Antes de sair de casa cada pessoa deve:

  • Ter disponível um frasco de álcool gel ou SABA (solução de base alcoólica). Esta solução deve conter entre 60 a 70% de álcool na sua composição;

  • Trazer talheres, caneca e todos os utensílios de refeição próprios para o local de trabalho;

  • No final de cada dia, cada pessoa deve limpar o seu espaço de trabalho desinfetando os equipamentos e superfícies com as quais teve contacto.


MÁSCARAS

Quantas máscaras disponibilizaram?

- A Fabamaq disponibilizou 5 máscaras reutilizáveis (com limite de 5 lavagens cada uma) aos seus Gamers, para que estes as possam utilizar nas instalações. Após atingido o número limite de lavagem máscaras, cada Gamer é responsável por adquirir as suas máscaras (comunitárias ou cirúrgicas). Além disso, a Fabamaq tem ainda uma reserva de máscaras descartáveis, para disponibilizar em caso de esquecimento. 

Quando devo usar máscara?

- As máscaras devem ser colocadas em todas as deslocações no interior da empresa e sempre que um Gamer entre em contacto com outra pessoa. 

No meu local de trabalho preciso de usar máscara?

- Em frente ao computador e sentado na secretária não é necessário o uso permanente da máscara. Porém o seu uso será sempre recomendado.

Quais os cuidados a ter?

- A máscara deverá ser trocada ou lavada todos os dias. Lavada sempre que utilizada nos casos das máscaras de utilização múltipla. Trocada no final do dia de trabalho nos casos de máscara cirúrgica. 

- Verificar a informação relativa ao número de lavagens suportada pela máscara na etiqueta e não ultrapassar as recomendações do fabricante. A máscara tem uma tela que impede a passagem das partículas víricas. Essa tela é danificada a cada lavagem, pelo que o uso da máscara após o número limite de lavagens não produz o efeito de proteção desejado.


VISEIRAS

Para que servem e quando devo usar?

- As viseiras são um plus ou upgrade. Devem ser usadas com a máscara e em situações nas quais lidamos com atendimento ao público ou em casos de elevado risco de exposição a possíveis infetados. Nestes casos, as outras pessoas podem estar sem equipamento de proteção individual ou com grande proximidade propiciando a emissão de gotículas de saliva. 

Quais os cuidados a ter?

- Sempre que usada, a viseira deverá ser desinfetada com recurso ao líquido desinfetante.


NAS SALAS DE REUNIÃO

- A orientação na Fabamaq é para que, sempre que possível, se façam as reuniões via digital utilizando as plataformas disponíveis. 

- Em casos de necessidade de realização presencial das reuniões, devem considerar-se os seguintes cuidados:

  • Seguir a lotação máxima da sala de reunião de acordo com a exigência do distanciamento de 2 metros entre os participantes na sala;

  • As reuniões presenciais devem ser limitadas no tempo para reduzir o risco de propagação no local;

  • A máscara deve ser mantida mesmo com a distância de segurança para reduzir ou minimizar a possibilidade de contágio.


NA COPA

Sobre os utensílios de refeição

- Os talheres, pratos e copos não podem ser partilhados entre Gamers. Por prevenção de eventual contágio, retiraram-se os utensílios de uso geral como a louça da copa. Cada colaborador deve trazer os seus utensílios para uso exclusivo e pessoal. 

- Excecionalmente, a empresa disponibiliza talheres e pratos descartáveis para que os Gamers possam usar em situações de esquecimento.

- A lavagem dos utensílios nas máquinas de lavar existentes não garantem a completa eliminação do vírus. Há ainda a possibilidade de contágio na retirada dos utensílios ou através de partículas que podem ficar nas superfícies. Por esse motivo, as máquinas foram desligadas e as esponhas retiradas, sendo os Gamers da Fabamaq aconselhados a lavar os utensílios pessoais no domícilio.

Como pode ser evitado o aglomerado de pessoas durante o almoço?

- Para evitar o aglomerado de pessoas na copa principal foi definida uma escala de horários por pisos.

Posso almoçar com outras pessoas?

- O critério deve ser o mesmo que orienta o resto do dia. A convivência pode acontecer entre pessoas que têm contacto próximo e regular, mas sempre seguindo as orientações relativas à distância de segurança.

E nas copas mais pequenas? Qual a lotação?

- As copas mais pequenas, como as que existem nos pisos 1, 2 e 3 da Fabamaq, devem ser utilizadas apenas por uma pessoa de cada vez, de forma a assegurar o cumprimento do distanciamento social necessário.

Devo higienizar o meu espaço de refeição?

- Sim, sem dúvida. Na Fabamaq, além da limpeza reforçada dos espaços comuns, todos os Gamers têm orientação para higienizar o local onde almoçam, para que as próximas pessoas a frequentar este espaço comum possam sentir-se em segurança. 


NO WC

- Cada Gamer deve utilizar a casa de banho disponível no seu piso.

- Todas as casas de banho terão à disposição solução de base alcoólica.


COMO AGIR EM CASO SUSPEITO DE INFEÇÃO?

- A Fabamaq aconselha cada pessoa a medir a temperatura em casa.

- Na Fabamaq, em caso de suspeição de doença por SarsCov2, o Gamer deve informar o Team Leader e People Partner para que lhe seja disponibilizado um termómetro. 

  • em caso positivo, o Gamer será encaminhado para a sala de isolamento onde deverá ligar à Saúde 24. 

  • em caso negativo, deve ser feita uma avaliação das condições de saúde para continuar ou não o dia de trabalho (com o Team Leader e o People Partner tal como aconteceria numa situação normal de indisposição). 

 

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?