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Product Managers na índustria de jogos de casino
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O Princípio da Incerteza na jornada de um Product Manager

Visto de fora, pode parecer que um Product Manager tem uma carga de trabalho e vida fáceis. Temos algumas reuniões, decidimos pequenas coisas, priorizamos tarefas (com mais ou menos eficiência), perguntamos como está tudo e respondemos a algumas perguntas... Bem, isso não poderia estar mais longe da verdade.

De facto, a realidade de um Product Manager, especialmente na indústria de jogos de casino é mais desafiadora do que isso. Há muitos passos a seguir para criar um produto de sucesso.

Neste artigo, vamos mencionar algumas rotinas de trabalho que seguimos na equipa de produto da Fabamaq.


As diferentes fases do trabalho de um Product Manager

Primeiro passo: Descoberta do produto

Esta é uma fase crucial no processo de desenvolvimento de um jogo de casino, onde os gestores de produto e os intervenientes reúnem informação sobre o que queremos resolver e para quem. Este é o momento em que analisamos o problema e as oportunidades, assim como fazemos um brainstorming e avaliamos possíveis soluções, permanecendo sempre flexíveis e abertos ao feedback.

O objetivo é desenvolver um acordo sustentado para que possamos tomar decisões informadas sobre soluções possíveis para produtos que tragam valor ao nosso target e que tenham maior probabilidade de ter sucesso no mercado.


Segundo passo: Definição do produto

A definição do produto envolve a identificação e definição das características, funcionalidade e requisitos. Nesta fase, definimos a visão e consideramos os estudos de mercado, o feedback dos clientes e os contributos dos stakeholders. Este processo envolve também a criação e definição do backlog do produto.

Esta etapa requer a colaboração de equipas multifuncionais, incluindo a engenharia, design, marketing e vendas, para assegurar que o jogo é fazível, desejável e viável. Em última análise, a fase de definição do produto estabelece a base para o processo da sua criação, permitindo à equipa avançar com uma compreensão clara dos seus objetivos e requisitos.


Terceiro passo: Desenvolvimento do produto

Desenvolver um jogo de casino implica acima de tudo execução. Aqui, o objetivo é dar-lhe vida através da implementação dos problemas de backlog dos produtos. Esta fase inclui o desenvolvimento das características do jogo, a conceção da interface do utilizador, a sua revisão, e a garantia de que este cumpre os requisitos definidos e as normas de qualidade

Tal como a fase de Definição do Produto, requer coordenação com equipas multifuncionais, incluindo engenharia, design, quality assurance e gestão de projetos.

Como gestores de produto, somos responsáveis pelo acompanhamento do progresso em relação ao roadmap, pelo alinhamento das partes interessadas e esclarecimento de dúvidas durante esta fase. Além disso, temos de assegurar que o jogo de casino é entregue a tempo e com qualidade

No final, o objetivo é criar um produto de alta qualidade e de fácil utilização que satisfaça as necessidades do público-alvo e esteja pronto para lançamento.


Quarto passo: Acompanhamento do mercado

O acompanhamento do mercado envolve a monitorização do desempenho do jogo de casino após o seu lançamento e a recolha de feedback dos clientes e partes interessadas.

Isto inclui o acompanhamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) como o envolvimento dos utilizadores e a satisfação do cliente nos casinos, e a utilização destes dados para avaliar o sucesso do produto e identificar oportunidades de melhoria.

O acompanhamento do mercado pode também envolver pesquisa de mercado para estar a par das tendências da indústria e da atividade da concorrência. Com base nos conhecimentos recolhidos, o Product Manager pode tomar decisões baseadas em dados sobre o roteiro do produto, dando prioridade a novas features e a melhorias para aumentar o seu valor perante o público-alvo.

O objetivo do acompanhamento do mercado é assegurar que o jogo de casino se mantém competitivo e continua a satisfazer as necessidades evolutivas do público-alvo ao longo do tempo.


O princípio da incerteza é algo a considerar

Quer queiras seguir esta via profissional, algo a considerar é que nada é 100% certo, daí o Princípio da Incerteza

É normal que a Equipa de Produto tenha um stakeholder a dar, por exemplo, uma opinião final sobre algo e que a equipa de Game Development mude tudo para acomodar essa alteração. Isto acontece especialmente quando alguns Stakeholders têm poder que influencia toda a empresa, tendo a possibilidade de decretar alterações sem abrir caminho à discussão sobre o porquê e como.

Desta forma, a incerteza leva os Product Managers a antecipar todas as alterações possíveis, e a preparar planos de back-up. Qualquer problema ou alteração que possa surgir no caminho, forçando os projetos a parar e a serem refeitos.

Como tal, poderíamos dizer que os Gestores de Produto são Maestros da Incerteza, preparando-se para tudo o que possa sair ao lado, enquanto tentam seguir a visão do produto a longo prazo, garantir a entrega a curto prazo e manter um bom espírito de equipa.

Fazer malabarismos com tudo isto pode por vezes ser stressante, mas não há mais nada que preferíssemos fazer nas nossas vidas.


Artigo escrito pelos Product Managers Bruno Jourdan, Cátia Figueiredo e Lea Azeredo

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