fabamaq logo
post
Partilhar

Leadership Bootcamp II

Estivemos à conversa com o Luís Silva, Head of Marketing & People Management, equipa responsável pela organização do 2º leadership bootcamp da FMQ. O Luís explicou-nos tudo sobre o evento, como podes ler de seguida:

"O público-alvo do Leadership Bootcamp são os Gamers que ocupam cargos de Gestão de Equipas na FMQ.
 
A conceptualização começou de um ponto de vista de observação das necessidades da empresa, focando estes pontos essenciais:
 
·       Comunicação entre equipas e com as equipas
·       O meu papel de Liderança
·       O meu papel enquanto liderado
·       O poder de ação que eu posso ter enquanto líder
·       Alinhamento com a FMQ
 
A partir daqui, foi desenhado um programa que conseguisse oferecer estas perspetivas, tendo em conta a nossa cultura organizacional.
 
Tudo começou com o planeamento do espaço, no qual assenta a base de todos os eventos. A necessidade prendia-se com encontrar um espaço de formação amplo, com mesas redondas que funcionariam como facilitador da comunicação em grupos. A sala teria também de ter alcatifa para que os nossos gamers se pudessem sentar no chão e, claro, uma vista privilegiada, porque sendo no verão, era importante que se sentissem próximos da praia e do mar.
 
Partindo destes pressupostos, foi desenhado um plano de formação que pudesse ter out-puts vantajosos tanto para a FMQ, como para os participantes e formadores, tendo sido criado um alinhamento com todos os formadores nesse sentido – saber os pontos que tinham de tocar e explorar de forma a estarem, também eles, mais próximos da nossa realidade.



A manhã começou com uma metodologia amplamente desconhecida, mas que traz muitas vantagens – a Lego Serious Play, mediada pela formadora Raquel Soares. A Raquel trabalhou a construção do processo de liderança e da comunicação com diferentes equipas, analisando as construções em Lego organizadas pelos grupos. Cada grupo focou-se também num dos quatro pilares do recrutamento da FMQ.
A visualização destas questões através das peças lego foi considerada uma mais valia, envolvendo todos os participantes e criando uma boa dinâmica para o resto do fim de semana.
 
De tarde, passámos para uma metodologia mais focada, em que o nosso CEO representava uma figura imprescindível.
Assim, foram constituídos 4 grupos em que os elementos foram selecionados tendo por base o perfil DISC. Cada grupo tinha um orientador para os ajudar na realização de um questionário adaptado a este dia em concreto.



O importante era que o grupo, através do instrumento, analisasse práticas de gestão na FMQ em 2014 e 2018 e identificasse aquelas que seriam imprescindíveis para o ano 2020. O instrumento foi elaborado de forma a existir uma discussão, um constrangimento e, claro, um esclarecimento. O papel do orientador consistia em situar o grupo, ajudando-o a fazer uma apresentação que teria de ser criada segundo métodos formais, de forma a explorar a criatividade de outros recursos que não o power-point.

Foram 6 horas de trabalho contínuo e muitos outputs vantajosos, apresentados ao nosso CEO Nuno Gonçalinho.
Um obrigado aos nossos orientadores Ricardo Ribeiro, Phillip, Diana Silva e Maria Silva.

A formação de domingo de manhã foi construída de forma a tirar os nossos líderes da zona de conforto e consistia em técnicas de comunicação em público, tendo por base componentes vindas do teatro clássico. A formação de duas horas ministrada por Inês Garrido mostrou de que forma o corpo, a voz e a mente se complementam.
 


O ciclo formativo fechou-se com o testemunho da Teresa Carreiro, Co-Founder da Critical Manufacturing e empresa parceira da FMQ na Porto Tech Hub. O objectivo foi dar a conhecer uma carreira de mais de 20 anos na área das tecnologias e de que forma alguns desafios de liderança haviam sido ultrapassados, numa sessão intitulada My Leadership Experience.



Foi um evento extremamente gratificante em que os participantes mostraram aquilo que significa ser um líder FMQ: dedicação, disponibilidade, curiosidade e dinamismo! "

Deixamos aqui um agradecimento muito especial aos formadores:
 
Raquel Soares 
Diana Silva
Maria  Silva
Ricardo Ribeiro
Phillip Lorenz
Inês Garrido
Teresa Carreiro


Marketing & People Management Team

Se te queres juntar a nós, vê no site as vagas que temos disponíveis: https://www.fabamaq.com/pages.php?page_id=311

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?