fabamaq logo
IT technician performing safety cibersecurity against malware
Partilhar

Cibersegurança: uma realidade necessária num mundo cada vez mais digital

No mundo atual, onde a tecnologia está presente em praticamente todos os aspetos das nossas vidas, a segurança da informação é uma preocupação constante. O nosso Gamer João Lousada partilha hoje connosco a sua perspetiva acerca dos desafios encontrados no mundo da cibersegurança, sensibilizando-nos para o seu possível impacto no universo que nos rodeia.

Caminhamos para um mundo cada vez mais imerso na tecnologia. Neste sentido, a proteção dos sistemas de computador que utilizamos, contra o roubo ou danos ao hardware, software e dados digitais, é cada vez mais importante para assegurarmos a proteção das nossas informações pessoais, bem como dos dados das empresas para as quais trabalhamos.

Cibersegurança: necessidade constante no mundo atual

À medida que utilizamos cada vez mais dispositivos e aplicações para realizar as nossas tarefas diárias, surgem também novos desafios a elas associados em termos de cibersegurança. Entre estes obstáculos, o destaque vai para dois temas que muitas vezes passam despercebidos, mas que constituem um vetor essencial no contexto dos ciber-ataques. São eles:

  • Ficheiros temporários não apagados e ficheiros sem utilização;
  • Atualização de aplicações.

Vamos explorar com maior detalhe sobre o que se debruçam estes tópicos e como podemos prevenir situações inconvenientes no futuro. 


Ficheiros temporários não apagados e ficheiros sem utilização podem ser uma ameaça

Os ficheiros temporários são normalmente gerados por aplicações para armazenar informação temporária durante o processamento de uma determinada tarefa. No entanto, na maioria das vezes, esses ficheiros não são apagados corretamente após a sua utilização.

Este facto o que pode representar um risco significativo para a segurança da informação, já que podem conter dados sensíveis, tais como:

  • Informações de login;
  • Histórico de navegação web;
  • Detalhes de transações financeiras;
  • E muito mais.

A acumulação de ficheiros inúteis, tais como caches de programas e ficheiros de log, pode criar potenciais vulnerabilidades de segurança para a organização. Cada ficheiro armazenado representa um potencial vetor de ataque para cibercriminosos, que podem explorar essas informações para concretizar ações danosas com efeitos reais.

Tal como a nossa casa, é importante mantermos a nossa vida digital arrumada e sem lixo perdido. Para tal, recomenda-se que o utilizador faça organizações constantes de todos os ficheiros e documentos presentes no seu computador, de forma a proteger a privacidade dos dados individuais e coletivos.


IT Technician Expert with cibersecurity measures to improve software and hardware safety against malware
Colocar em prática medidas de proteção na utilização de hardware e software pode ajudar a prevenir ataques cibernéticos tanto para o utilizador como para a organização.


Atualização de Aplicações regular é uma medida preventiva contra malware

A atualização regular de aplicações e sistemas operativos é uma das medidas mais eficazes para nos mantermos protegidos contra ameaças cibernéticas. As atualizações incluem correções de segurança para vulnerabilidades entretanto conhecidas, sendo também essenciais para manter a integridade do sistema.

No entanto, muitos utilizadores desvalorizam este aspeto fundamental da cibersegurança, deixando assim os seus dispositivos vulneráveis a ataques. É por isso extremamente importante estarmos atentos a notificações de atualizações pendentes e agirmos prontamente para instalando as atualizações de segurança que nos vão chegando. 

Ao adotarmos uma abordagem mais pró-ativa para mitigarmos estes riscos, podemos proteger de uma forma mais eficaz os nossos dispositivos e dados contra potenciais ameaças cibernéticas.


Artigo escrito por João Lousada, Senior Core Infrastructure Engineer na equipa de Web Gaming da Fabamaq.



À procura de um jackpot de carreira? Junta-te à Fabamaq agora

A Fabamaq tem inúmeras vagas de emprego em IT em diferentes áreas de operação. Se a tua experiência está na arte de jogos, desenvolvimento de jogos, design de som, gestão de produtos ou desenvolvimento de software, há muitas oportunidades a explorar. Não percas o que pode ser o jackpot da tua carreira!

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?