fabamaq logo
Cimmerian Technological Innovation at Software House Programming
Partilhar

CIMMERIAN: Um olhar mais atento sobre a inovação mais recente na Fabamaq

É com grande entusiasmo que exploramos oficialmente, e em maior detalhe, o lançamento do CIMMERIAN - uma inovação tecnológica desenvolvida totalmente in-house e impulsionada pelo nosso Gamer Marco Pinto.

O CIMMERIAN foi criado para impulsionar a produtividade e eficiência das nossas equipas de Game Dev, proporcionando uma solução abrangente para a gestão de diferentes módulos e para a compilação automática dos nossos projetos. Conhece tudo nesta notícia!


Motivações por trás do CIMMERIAN

A motivação para o surgimento do CIMMERIAN foi a necessidade de reunir, num único espaço, os diversos módulos desenvolvidos por diferentes equipas. Desde o motor de jogo até à interface de rede e à comunicação com a máquina, era imprescindível gerir as diferentes versões destes módulos de forma eficiente.

Para além disso, procurou-se simplificar as atualizações para qualquer versão desejada e facilitar a compilação automática ao modificar variáveis. Com esta necessidade em mente, nasceu o CIMMERIAN.


O que muda com esta implementação inovadora?

Embora programas deste tipo já sejam encontrados em grandes empresas de tecnologia como a Google, a implementação do CIMMERIAN na Fabamaq foi essencial para nos mantermos competitivos, inovadores e otimizarmos os nossos recursos, proporcionando uma maior elasticidade nos nossos processos de trabalho.


Com esta implementação...

  • Deixamos para trás uma versão antiga na qual a gestão de dependências era realizada manualmente;
  • Evoluímos para um projeto modular que se transformou numa ferramenta de compilação;
  • Podemos desenvolver as nossas próprias extensões;
  • Criamos uma estrutura para integrar diferentes componentes, executando as funcionalidades necessárias para atender às nossas necessidades.


Antes, tínhamos uma versão arcaica onde tudo isto era manual, mais propriamente a gestão das dependências. Mas isso evoluiu porque o projeto estava a tornar-se modular o suficiente para conseguirmos fazer dele uma espécie de tooling de build, no qual essencialmente conseguimos desenvolver as nossas próprias extensões e formar uma espécie de “casca” para receber vários componentes, e dependendo das necessidades que temos, podermos executar funcionalidades para tudo aquilo que desejávamos.

Com esta inovação, agrupámos várias funcionalidades numa única aplicação principal, permitindo-nos compilar projetos, consultar versões gráficas e executar o programa no Docker.


Feedback relativamente ao programa

O CIMMERIAN está já a ser adotado por todas as equipas da empresa e tornou-se uma ferramenta universal para o desenvolvimento dos nossos projetos e o feedback em relação a esse projeto tem sido extremamente positivo.


Os nossos Gamers têm-se mostrado satisfeitos com as melhorias proporcionadas, já que conseguimos minimizar preocupações relacionadas à gestão de assets, criando uma camada de abstração entre o developer e o projeto e otimizar os processos de trabalho.


Algumas curiosidades que deves saber

É importante realçar que a ideia de criar uma build tool para todos os projetos internos da Fabamaq, inicialmente focada no Game Dev, evoluiu para atender a todos os departamentos de Development.

Para além disso, o nome CIMMERIAN surgiu como uma forma de superar as limitações da ferramenta Conan, que geria apenas versões finais dos projetos. Inspirados na nacionalidade de Conan, o Bárbaro (que era cimério), escolheu-se o nome CIMMERIAN para representar a evolução e a superação destes obstáculos.

Convidamo-vos a explorar esta poderosa ferramenta que veio trazer um boost à nossa produtividade, promovendo o trabalho entre equipas e fortalecendo a nossa posição como líderes na inovação da indústria de jogos de casino.

Parabéns a todos os Gamers pelo empenho e dedicação contínuos para tornar a Fabamaq uma referência no mundo da tecnologia em Portugal. Com o CIMMERIAN, abrimos um novo capítulo de sucesso na nossa jornada.

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?