fabamaq logo
post
Partilhar

A maternidade e o lado humano das empresas

Ana Santos é uma gamer da Fabamaq desde 2010 e aqui encontrou o ambiente, o contexto, a estabilidade e as condições que lhe deram segurança para construir a sua família. Depois de duas licenças de maternidade, Ana Santos quis partilhar o impacto que os retiros associados ao nascimento das suas duas filhas tiveram na sua evolução pessoal e profissional. O palco é teu Ana Santos!


"Na minha opinião, as empresas compreendem cada vez melhor a maternidade. Tenho lido partilhas e artigos de muitos Recrutadores e People Managers a sublinharem que o departamento de RH tem de ser mais H do que R e penso que isso é especialmente importante na maternidade.
 

Se do ponto de vista da empresa virmos este período como uma oportunidade de reflexão, crescimento pessoal e retiro saudável, o período da licença de maternidade traz imensas vantagens. Esta é a segunda licença que experiencio e este facto fez muita diferença, porque a serenidade é totalmente diferente e permite-nos pensar além da mesma.


Na função que desempenho na Fabamaq, a maternidade não só me permitiu crescer a nível conhecimento, pois é um período que, quando estável, nos permite ler imenso, mas também aprendi a ver as equipas crescerem. As equipas tornam-se autónomas, enfrentam desafios, correm riscos e descobrem-se a si próprias. As pessoas revelam-se capazes de resolver outro tipo de situações.


Este período permite também perceber onde realmente fazemos falta no apoio que prestamos enquanto managers. Percebemos de uma forma mais clara o que devemos oferecer e quais as lacunas que faltam preencher na empresa para que esta seja cada vez mais produtiva.


A licença de maternidade é um período em que quem fica sabe que vamos voltar, facto que permite também uma reflexão por parte de quem está na empresa. Desta forma, quando regressamos, quem fica vai-nos solicitar para os temas que realmente são importantes e onde o nosso contributo lhes vai aportar valor nas perspetivas individual e corporativa.


Em suma, agradeço imenso a forma como todos sem excepção me acolheram neste meu regresso à Fabamaq. Espero que esta motivação se propague pela empresa e pelo grupo para que cada vez possamos ser melhores e consigamos devolver os resultados que são esperados de nós."

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?