fabamaq logo
Jackpot de partilha de conhecimento com Tech Talks sobre programação, design e trabalho em equipa
Partilhar

1 jackpot de partilha com 6 Tech Talks

A Partilha é um dos valores da cultura da Fabamaq e uma das formas mais comuns que temos de o praticar são as Knowledge Sharings. Para este mês de julho, reservamos um jackpot de partilha de conhecimento, através de um ciclo de seis Tech Talks que vão tocar nas áreas de programação, design e organização do trabalho em equipa.

As Tech Talks surgem com o objetivo de proporcionar aprendizagens mais técnicas, abordando conceitos concretos numa perspetiva prática. Ao longo das sessões serão estudadas tecnologias, bem como princípios de organização e trabalho colaborativo que têm aplicabilidade diária na realidade da Fabamaq. No final esperamos que as sessões contribuam para o crescimento individual dos Gamers, mas também para a melhoria da produtividade da empresa. 

Explicados os motivos que levaram à criação deste ciclo de Knowledge Sharings, vamos então olhar para cada Tech Talk e a aprendizagem que propõe:
 

13 de Julho - Javascript Essentials
André Proença, Game Developer na Fabamaq

A Tech Talk de estreia foi pensada para envolver Gamers com diferentes níveis de conhecimento em Javascript. Os participantes poderão fazer uma pequena viagem pela sintaxe, os fundamentos base, os conceitos técnicos e as diferentes funcionalidades desta linguagem de programação. Além da componente teórica, os Gamers vão também fazer alguns exercícios, discutir e rever detalhes em grupo sobre a aplicação de Javascript.

15 de julho - Moon and the art of SFINAE
Marco Pinto, Game Developer na Fabamaq

Nesta sessão, os Gamers vão focar-se numa biblioteca que adiciona uma camada de abstração entre C++ e Lua. O objetivo é demonstrar uma forma simples de interagir com a stack de Lua e analisar como é possível tirar partido de overload resolution utilizando a regra SFINAE – Substitution Failure Is Not An Error - para lidar com uma linguagem dinâmica em C++.

20 de julho - An introduction to Python
Rui Rei, Senior Software Engineer na Fabamaq

Na terceira Tech Talk, Python será o tema em foco. Ao longo da sessão, os participantes poderão explorar a sintaxe, as funções básicas de construção e algumas features avançadas desta linguagem de programação. Ainda no curso da sessão, os Gamers vão usar o conhecimento recém-adquirido para recriar a extensa biblioteca padrão Conway´s Game of Lifeleveraging.

22 de julho - Advanced Python
Rui Rei, Senior Software Engineer na Fabamaq

Após a sessão introdutória, a Tech Talk “Advanced Python” propõe uma abordagem mais aprofundada da linguagem de programação cobrindo conceitos como “decorators”, “generators” e “context managers”. Com o reforço de conhecimento, os participantes construirão uma estrutura de simulação de eventos discretos simples e um modelo preciso de propagação de vírus que poderia salvar a própria humanidade.

27 de julho – User Experience
Fátima Elias, Web Designer na Fabamaq

A experiência do utilizador estará no centro das atenções da quinta Tech Talk. Partindo da experiência profissional da nossa Gamer e dos conhecimentos que absorveu em diferentes formações dedicadas a User Experience, pretende-se partilhar alguns erros comuns e boas práticas a ter em conta no desenho de experiências digitais para utilizadores. Trata-se de um conjunto de princípios a aplicar independentemente do setor ou área da atividade do produto a criar.


29 de julho - Google Design Sprint Framework
Fátima Elias, Web Designer na Fabamaq

Para o fecho das Tech Talks ficou reservada a “Google Design Sprint Framework”. Os participantes poderão ficar a saber mais sobre esta metodologia desenvolvida na Google para resolver problemas através do desenho, da prototipagem e do teste de ideias com utilizadores. Durante a sessão, os participantes poderão perceber como funciona a framework estruturada em seis etapas e o seu potencial para alinhar as equipas numa visão partilhada, que tenha objetivos e deliverables claros para todos os envolvidos. 



As Tech Talks decorrerão num formato misto, permitindo a presença dos Gamers a trabalhar fisicamente na Fabamaq em simultâneo com os colaboradores que desempenham as suas funções em regime de home office. 


À procura de um emprego tech? Junta-te à Fabamaq

Com mais de 200 Gamers até ao momento, a Fabamaq tem várias oportunidades de emprego IT para diferentes áreas da sua operação. Da matemática ao desenvolvimento de jogos, passando pela gestão de projetos e o desenvolvimento de software há vários desafios profissionais para explorares. Não percas aquele que pode ser o jackpot da tua carreira!

Agarra o teu jackpot de carreira e faz spin à tua vida!

Vens a jogo?